VEREADOR VAI SOLICITAR AVALIAÇÃO CLÍNICA E TESTE RÁPIDO DE LEISHMANIOSE NOS CÃES DA ZONA RURAL DE CASTILHO

Importante que a zona rural receba esse serviço e os cães sejam análisados,a cidade está com quatro casos de Leishmaniose em humanos e a Zoonoses tem que estender o mapeamento dos cães. A leishmaniose é uma enfermidade que não é transmitida de humano para o outro, não é contagiosa e tem cura. No entanto, quando não tratada, a leishmaniose visceral pode levar à morte.

24 Novembro 2022

O vereador e presidente da Câmara Municipal Ailton Pereira vai solicitar ao prefeito de Castilho, Paulo Boaventura, que seja montada uma equipe através do departamento competente , para extensão de atendimento  direcionada aos animais da Zona Rural do município.

Ações de prevenção da leishmaniose e que a população possa levar o animal até a unidade montada na sede do assentamento  para fazer a avaliação. O teste é rápido e funciona como uma triagem para selecionar os animais que dão positivo para fazer o exame sorológico.

O parlamentar relata, que vai solicitar por meio requerimento,os animais que vivem em sítios e fazenda ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm grande risco, daí a importância de estender esse atendimento a população canina e fazer a prevenção.

“Quem transmite a leishmaniose é o mosquita flebótomo, só que ele tem o voo muito curto, então quem transmite para o homem é cão, que foi picado pelo mosquito. E os cães têm uma particularidade, eles transmitem o vírus um para o outro sexualmente e também para os filhotes, então o cão como reservatório, fica mais fácil a transmissão dessa doença. Uma das formas de eliminar a doença é detectar o cão positivo e fazer o controle da população canina, além da educação e saúde da população, que tem fazer a limpeza dos quintais, pois o mosquito se multiplica em matéria orgânica em decomposição”, afirma o vereador  Ailton Pereira

De acordo com a prefeitura, 04 casos da doença em humanos foram notificados.O número de casos em cães não foi divulgado. A vacina contra a leishmaniose visceral canina não é oferecida no serviço público, mas é vendida no comércio para imunizar cães sadios.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Castilho está realizando a avaliação clínica e exames de sangue nos animais, na Piscina Pública das 7h30 às 12h30.

Os médicos veterinários do município, Luís Fernando e Fernando Jorge explicam a necessidade da adesão da população para diminuição dos casos de contágio em Castilho.

Segundo os profissionais, as coletas dos exames sanguíneos são encaminhados para centrifugação no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e em caso da testagem der positivo o material é encaminhado ao laboratório Adolfo Lutz em Araçatuba para confirmação do resultado.

Importante que a população castilhense leve seus cães para o local afim de análise da saúde dos animais. A leishmaniose por ser uma enfermidade que não é transmitida de humano para o outro, não é contagiosa e tem cura. No entanto, quando não tratada, a leishmaniose visceral pode levar à morte.

 

Deixe um Comentário