PRESIDENTE DA CÂMARA CASTILHO AILTON PEREIRA QUER ACABAR COM AS FILAS NAS CRECHES DE CASTILHO

Parlamentar fez um pedido para que fossem reformados os prédios em desuso do município, desde o ano passado, para que comportasse as crianças que estão em filas de espera, seja como uma nova creche, ou um anexo de outra.

22 maio 2023

O presidente da Câmara Municipal de Castilho, vereador Ailton Pereira de Souza, vem constantemente recebendo pais de crianças com menos de cinco anos de idade, que estão em filas aguardando vagas para os filhos em creches e pré-escolas no município.

Essa espera impede principalmente as mães de trabalharem, para possibilitar uma renda extra para o lar. Diante dessa situação, Ailton Pereira apresentou o Requerimento 130/2023, solicitando do Executivo, informações sobre Lei onde o Estado assegura vagas em creches e pré-escolas a crianças até cinco anos. No documento o vereador indaga: “Qual a possibilidade de zerar as filas de espera? Existe algum projeto em andamento no município? Ou existe a possibilidade de se aumentar uma sala em cada unidade já existente?”

O presidente Ailton argumenta que: “Frequentemente somos procurados por pais que aguardam vagas nas creches da nossa cidade, pois precisam deixar os filhos para poder cumprir sua jornada de trabalho. Uma situação que implica diretamente na renda familiar, pois, uma vez que não consegue a vaga para a permanência da criança em creche, alguém ficará impossibilitado de trabalhar.

Quando ligamos para o departamento competente ou até mesmo nas creches, somos informados que não existem vagas. E o mais inadmissível, as filas enormes de espera. Com isto se faz necessário um replanejamento da estrutura ou até mesmo um recadastramento a fim de fiscalizar a real necessidade dos que aguardam. Também quero ressaltar que, eu mesmo fiz um pedido para que fossem reformados os prédios em desuso do município, desde o ano passado, para que comportasse as crianças que estão em filas de espera, seja como uma nova creche, ou um anexo de outra.

Mas até a presente data, não foi solucionada esta situação Inadequada. No ensejo preciso também lembrar que temos a creche do bairro Nova Iorque, que foram aprovados projetos para finalizar e até agora a creche encontra-se abandonada. Como a população pode observar pessoalmente. Peço encarecidamente que seja resolvida esta situação, pois, não se trata de capricho, mas sim de lei regulamentada na Constituição Federal e fixada o entendimento pelo ST F. São tantos os pedidos por estas mães, que se não houver uma solução urgente, elas precisarão recorrer a outros caminhos para ter o que é seu por direito”, finalizou Pereira.(Folha Regional)

Deixe um Comentário