O SINTED E A PREFEITURA DE TRÊS LAGOAS SE REUNIRAM PARA ANALISAR AS DEMISSÕES NA ÁREA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO
As mudanças implementadas, que incluem a exoneração de cargos comissionados e a revogação de gratificações de função para diretores e adjuntos, afetam diretamente a educação e outros setores do município.
03/01/2025
A administração municipal de Três Lagoas tornou público, na última quinta-feira (02), um decreto que promoveu significativas alterações na gestão de recursos humanos.
As mudanças implementadas, que incluem a exoneração de cargos comissionados e a revogação de gratificações de função para diretores e adjuntos, afetam diretamente a educação e outros setores do município. Adicionalmente, o decreto extinguiu o benefício do “peso 2” para professores com carga horária de 20 horas semanais.
Essas ações foram justificadas como uma estratégia para cumprir o índice de 53,8% estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), buscando equilibrar as contas públicas e assegurar a sustentabilidade fiscal do município. Diante do impacto dessas medidas, a vereadora e presidente da comissão permanente de educação, Professora Maria Diogo, requisitou uma reunião com o prefeito Dr. Cassiano Maia e o secretário de governo André Bacala.
Na reunião realizada nesta quinta feira (2), e estava presente a presidente do Sinted e vereadora Professora Maria Diogo e a diretora de assuntos jurídicos do Sinted, I zabela Dantas, que defenderam a reavaliação das medidas, ressaltando o rigoroso processo seletivo pelo qual passaram diretores e adjuntos. A intenção era garantir a valorização desses profissionais essenciais para a gestão educacional do município.
O prefeito Dr. Cassiano Maia deverá se encontrar nesta sexta-feira (3) com a secretária de educação Ângela Brito para buscar soluções viáveis que possam mitigar os impactos das exonerações e manter a qualidade da educação.