O que acontece no corpo quando paramos de tomar café?
Como as substâncias presentes no café alteraram nosso organismo
Muitos estudos têm sido realizados para descobrir quais efeitos as substâncias presentes no café tem sobre o corpo humano, muitas vezes com resultados contraditórios.
Para muitas pessoas, o café é uma arma necessária para enfrentar o dia, mas é complicado entender como isso, além de nos acordar, nos afeta em outras áreas.
Confira a galeria e descubra o que acontece no corpo quando paramos de tomar café!
O que acontece no corpo quando paramos de tomar café? – Muitos estudos têm sido realizados para descobrir quais efeitos as substâncias presentes no café tem sobre o corpo humano, muitas vezes com resultados contraditórios. Para muitas pessoas, o café é uma arma necessária para enfrentar o dia, mas é complicado entender como isso, além de nos acordar, nos afeta em outras áreas.
Ação antidepressiva – A cafeína age nos receptores de adenosina, responsáveis pela sensação de bem-estar e euforia. Se você está acostumado a beber café, parar de repente pode te deixar um pouco para baixo. Tente reduzir a quantidade aos poucos antes de parar completamente.
Estimulante – A cafeína inibe o neurotransmissor conhecido como GABA, que é uma espécie de sedativo natural. Isso explica a ação estimulante do café. Quem para de beber café, talvez se sinta menos acelerado.
Abstinência – Um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, revelou que a energia que sentimos logo depois que tomamos um café é, na verdade, reflexo dos sintomas da abstinência de cafeína. Então estamos apenas alimentando nosso vício na substância.
Ação analgésica – A cafeína tem efeito vasoconstritor, combatendo dores causadas pela dilatação súbita das artérias, como a enxaqueca. Então, no começo, não beber café pode causar mais dores de cabeça.
Tipo morfina – O café tem uma ação semelhante a da morfina, amenizando ansiedade e dores. Não beber café pode, em alguns casos, causar mais estresse.