GOVERNADORES RIEDEL E TARCÍSIO SE ENCONTRARAM PARA DEBATER REATIVAÇÃO DA MALHA OESTE E AMPLIAÇÃO DA TIETÊ-PARANÁ

Em visita ao Palácio dos Bandeirantes, o governador Eduardo Riedel formalizou junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pleito pela reativação da ferrovia Malha Oeste e da ampliação da hidrovia Tietê-Paraná

28/03/2024

Em visita ao Palácio dos Bandeirantes, o governador Eduardo Riedel formalizou junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pleito pela reativação da ferrovia Malha Oeste e da ampliação da hidrovia Tietê-Paraná. Acompanhado do vice Barbosinha e do secretário Jaime Verruck (Desenvolvimento), o chefe do Executivo destacou a importância estratégica da diversificação dos modais de transporte, visando o impulsionamento das cadeias de produção.

Outros projetos, como geração de emprego e renda, tidos como base das políticas dos dois estados, estiveram também na pauta dos líderes.

A Malha Oeste, bem como a Tietê-Paraná, são dois eixos de transporte que dão nova dinâmica para a infraestrutura econômica sul-mato-grossense. A divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo tem a segunda maior extensão entre as cinco unidades da federação limítrofes ao território sul-mato-grossense, sendo também a de maior contingente populacional.

Verruck afirmou, sobre o encontro, que este encaminhou investimentos no trecho sul-mato-grossense da Malha Oeste, onde a linha férrea será de bitola larga, além de uma avaliação do trecho paulista, onde há um menor volume de embarques, mas pode receber trens intermunicipais.

Já quanto à hidrovia Tietê-Paraná, foi debatido o avanço das obras no município paulista de Avanhadava. São elas que tornarão a hidrovia navegável também a partir de Mato Grosso do Sul.

Além das conversas sobre infraestrutura e logística, a comitiva de Mato Grosso do Sul também foi tratada a possibilidade de um convênio relativo a títulos de cota de reserva legal, inclusive com a possibilidade de Tarcísio vir ao Mato Grosso do Sul em breve para agenda pública, e sobre questões de interesse nacional e pautas que interessam aos estados.

Deixe um Comentário