FILA BANCÁRIA VIRA UMA GRANDE AGLOMERAÇÃO EM ANDRADINA
A Fiscalização e Procon de Andradina voltam a notificar bancos por conta das filas
08 Abril 2021
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é clara: para evitar a covid-19, use máscaras, higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel, evite aglomerações e mantenha uma distância de 1,5m a 2m das outras pessoas. Mas para quem precisa usar os serviços bancários em Andradina nos últimos tempos pode ver que isso está sendo desobedecidos sistematicamente. 0
Alguns cuidados tomados no início da pandemia caíram no esquecimento e especialmente no momento em que a cidade experimenta um período crítico de contaminações, as intermináveis filas se tornaram um ponto crítico para a disseminação do coronavírus.
O Procon de Andradina, órgão de fiscalização e defesa do consumidor, voltou a autuar bancos da cidade por não organizarem as filas nas portas de suas agências. Nesta quinta-feira (8), outras três agencias foram autuadas pela manhã. O agente da entidade, Marcel Calestini, alerta a população da cidade que as filas do banco também são uma prioridade das instituições financeiras, mesmo que não estejam dentro das agências. “Os bancos devem organizar sua estrutura para o atendimento aos clientes e fornecer meios de prover todos meios para manter as normas sanitárias de combate a prevenção ao coronavírus”, disse Marcel.
Fiscalização
Fernanda de Lucena, a diretora do Departamento de Fiscalização de Tributos e Posturas da Prefeitura de Andradina anunciou que a fiscalização tem sido ampliada desde o início da flexibilização, no último dia 6 e que as ações das operações realizadas em Andradina sempre buscaram as atividades desenvolvidas na cidade acontecessem de maneira responsável.
“Acompanhamos o problema dos bancos da cidade que não conseguem se organizar para evitar a formação de filas, mas agora o momento é outro e se não conseguem se organizar estão passiveis a receber multas assim como qualquer outra atividade que desrespeitar as normas de segurança sanitária e combate a pandemia”, disse.
A fiscalização tem sido uma presença constante no comércio de Andradina e procura orientar as pessoas que estão em filas bancárias a também cobrar “organização” aos bancos e caso não sejam atendidos o caminho é a denúncia.
“Nosso trabalho é combater as aglomerações com conscientização, mas também cobrando a organização de sistemas que favoreçam a vida contra o coronavírus. A falta de uso de máscara, por exemplo é uma falha individual, mas o descumprimento de medidas sanitárias é de responsabilidade de quem gera a aglomeração de maneira desordenada”, disse Fernanda.(RP 10)