Deputados adiam votação em 2º turna da Reforma da Previdência em SP
A votação será retomada na terça-feira (3)
21 fevereiro 2020
Um acordo entre todas as bancadas no final da noite desta quarta-feira (19) encerrou a sessão extraordinária para a 2ª votação da Reforma da Previdência na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A votação será retomada na terça-feira (3).
Na terça (18), os deputados aprovaram em 1º turno o Projeto de Emenda Constitucional (PEC). Por ser uma mudança na Constituição Estadual, são necessárias duas votações para aprovar o texto. O governo precisa de 57 votos para aprovar a reforma. Depois disso, os deputados podem votar o projeto de lei complementar, que muda diversas regras.
A proposta de mudança na Previdência do estado prevê, entre outros pontos, aumento no recolhimento dos servidores, com desconto na folha de pagamento passando de 11% para 14%. Os servidores fizeram inúmeras manifestações contrárias ao projeto, mas a matéria é de prioridade máxima para o governo.
Na base governista já existia uma divisão entre quem preferia votar antes e depois do carnaval.
Clima entre deputados
A aprovação no 1º turno foi no limite. O governo conseguiu exatamente os 57 votos necessários para a PEC avançar. Nesta quarta, a oposição e a situação eram unânimes em dizer que a bancada da bala salvou a base governista de um vexame.