DENGUE:SINTOMAS,MITOS E COMO EVITAR O MOSQUITO

Apesar de medidas tomadas pelas prefeituras e órgãos de vigilância, como a realização de visitas a imóveis e a nebulização, o papel da população é fundamental no combate à doença.

02 Maio 2022

Regiões diversas do País voltaram a sofrer com surtos de dengue em 2022. Em Americana, o número de casos disparou em abril. A cidade soma 1,4 mil diagnósticos positivos desde janeiro e contabiliza quatro óbitos até então.

Apesar de medidas tomadas pelas prefeituras e órgãos de vigilância, como a realização de visitas a imóveis e a nebulização, o papel da população é fundamental no combate à doença.

Transmissão
O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo urbano humano–vetor–humano. Os relatos de transmissão por via vertical (de mãe para filho durante a gestação) e transfusional são raros.

Principais sintomas
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (38°C ou mais), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Tratamentos
Para casos leves com sintomas, recomenda-se repouso, ingestão de líquidos e paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre. Não se deve tomar ácido acetilsalicílico (AAS). A maioria dos casos leves tem cura espontânea depois de 10 dias.

Motivo de alerta
A infecção pela dengue pode até ser assintomática, mas há risco de se agravar. Quando há dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos e sangramentos, por exemplo, é bom procurar um médico imediatamente.

Grupos de risco
Mulheres grávidas, crianças e idosos têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença. Os riscos aumentam quando o indivíduo tem alguma doença crônica, como asma brônquica, diabetes mellitus, anemia falciforme, hipertensão, além de infecções prévias por outros sorotipos.

MITOS SOBRE A DENGUE > Veja o que não é verdade sobre a doença causada pelo Aedes

  • Ar-condicionado e ventiladores matam o mosquito
    Quando se usa o ar-condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém, não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento.
  • Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada
    Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter “vivo” por mais de um ano sem água.
  • Repelentes são fundamentais no combate à dengue
    Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.
  • Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito
    Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas nem sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas para eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.
  • Tomar Vitamina B afasta o mosquito
    Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, não é uma medida eficaz de combate à dengue a ingestão de vitamina B, bem como alho ou cebola (que têm cheiro eliminado pela pele). Tomar vitamina B pode afastar mosquitos, mas isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.
  • Qualquer picada do mosquito transmite a doença
    Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolve a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.
  • As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa
    Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

 

Deixe um Comentário