DENGUE DISPARA EM NOVA INDEPENDÊNCIA
Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a doença têm como sintomas febre, dores musculares e até problemas articulares
18 Junho 2022
Casos de dengue , doença que têm como vetor o mosquito Aedes aegypti, dispararam nos últimos dias em Nova Independência . Até 13 de junho, a cidade registrou 602 casos de dengue. A dengue termina em 7, 10, 14 dias e vai embora. Para se prevenir e evitar o acúmulo de águas paradas para impedir a proliferação dos vetores.
“80% da transmissão ocorre dentro de casa, porque você tem foco de águas paradas, caixas d’água destampadas, tem entupimento, isso faz com que tenha proliferação do mosquito e da doença”, pontua. Em caso de suspeita de alguma das doenças, o infectologista indica que os pacientes procurem os serviços de saúde para diagnóstico e tratamento.
O número de mortes por dengue no estado de São Paulo nos cinco primeiros meses deste ano é ao menos 139% maior do que em todo o ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.
Aedes Aegypti
Existem quatro tipos de vírus da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. O da dengue hemorrágica é o mais grave, pois o infectado sofre alterações na coagulação sanguínea, o que leva a hemorragias e, se não tratada, pode levar à morte.
Sintomas da dengue
Os principais sintomas são:
– Febre alta
– Manchas e erupções na pele
– Dor no corpo e, principalmente, nas juntas
– Perda de apetite
– Cansaço
– Náuseas e vômitos
– Tontura
– Moleza