ÁGUAS ANDRADINA E ÁGUAS CASTILHO ESCLARECEM AS 6 PRINCIPAIS DÚVIDAS DOS CLIENTES SOBRE A ÁGUA
A Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá e da Sabesp, iniciaram, esta semana, as entregas, porta a porta, do relatório anual de qualidade da água.
18 Março 2022
Trata-se de um documento que mostra com transparência o trabalho realizado pelas concessionárias para garantir a qualidade da água distribuída para os moradores de Andradina e Castilho.
A qualidade da água pode gerar muitos questionamentos e, até mesmo, ser alvo de fake news, causando polêmicas e, por vezes, inverdades compartilhadas nas redes sociais. Para esclarecer as principais dúvidas da população, confira as perguntas respondidas abaixo pela Águas Andradina e Águas Castilho: 1 – De onde é captada a água que sai das nossas torneiras? A captação é feita por meio de 15 poços em Castilho e 47 em Andradina. O principal manancial de abastecimento de água dessas cidades é o Aquífero Bauru. 2 – Como é a qualidade da água bruta captada pelos poços? A água é captada da forma que ela se apresenta na natureza, contendo diversas substâncias, entre elas até mesmo algumas que podem ser nocivas à saúde, se não forem tratadas, como é o caso do cromo, nitrato. Por isso, é tão importante o trabalho de tratamento que é feito antes que a água chegue até as casas de quem mora em Andradina e Castilho. Esse processo é realizado de forma rigorosa pelas concessionárias, seguindo a legislação e atendendo às exigências dos órgãos competentes. 3 – Como acontece o tratamento da água? A água bruta, aquela captada nos poços, passa por dois processos de tratamento: primeiro é a desinfecção com cloro para eliminar micro-organismos e, depois, a fluoretação, ou seja, adição de flúor para reduzir a incidência de cárie dentária. Alguns sistemas de água, possuem a presença de nitrato e cromo, e para esses, a água passa por um filtro de remoção química destes componentes, deixando assim a água atendendo na totalidade a legislação brasileira. Depois, a água pode ser consumida pela população. É importante lembrar que para manter a pureza é preciso que cada morador limpe a caixa d ‘água a cada seis meses. 4 – A água que é distribuída em Andradina e Castilho pode ser consumida direto da torneira? Sim. A água distribuída é própria para consumo, seguindo todas as exigências legais de qualidade.
www.igua.com.br/andradina ou ir até a loja na rua: Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h.
5 – Depois de tratada, existe um controle para verificar a qualidade? Sim. Esse controle é feito por meio de coletas sistemáticas de amostras para realização de ensaios laboratoriais, atendendo às exigências da Portaria número 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde. Esses resultados podem ser acompanhados pelos clientes mensalmente nas contas de água. Para se ter ideia, são realizadas por mês 3 mil análises em Andradina e 1,5 mil em Castilho. O monitoramento das concessionárias é constante, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. 6 – Existe um canal de atendimento para tirar dúvidas dos clientes? Estabelecer um diálogo com os clientes, o poder público e as agências reguladoras é uma das premissas das concessionárias. Os canais de atendimento da Águas Andradina são: WhatsApp (18) 99637 4603, 0800 7750195 e 0800 775 01 46 (VIVO), webchat
Para falar com a equipe da Águas Castilho, basta entrar em contato pelo WhatsApp (18) 99609 5213, pelo telefone 0800 770 3195 (24 horas), ir até a loja de atendimento na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, ou acessar o webchat pelo site www.igua.com.br/castilho. Confira agora as versões digitais dos relatórios nos links: https://igua.com.br/operations/andradina/pdf/qualidade-agua.pdf e https://igua.com.br/operations/castilho/pdf/qualidade-agua.pdf
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